EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

A Rede Universitária Pelos Direitos Humanos emprega um programa exclusivo de treinamento em direitos humanos, que consiste em seminários, treinamento clínico e trabalho de projeto de direitos humanos supervisionado e de longo prazo. Para saber mais sobre esses componentes do nosso currículo, veja abaixo.

Desde 2018, treinamos ou supervisionam os alunos de várias universidades, incluindo a Wesleyan University por meio de nosso Human Rights Advocacy Minor; a Universidade de Connecticut; Universidade de Yale; Amherst College; Universidade Brown; Universidade de Harvard; Universidade Howard; Universidade de Stanford; a Universidade da Pensilvânia; a Universidade da Califórnia, e muitos mais. Em 2020, a University Network iniciou a expansão de sua formação clínica fora dos Estados Unidos, na América Latina e na Europa.

SEMINáRIOs

Programa intensivo de Verão

Programas internacionais em direitos humanos


 

Seminários sobre a defesa dos Direitos Humanos

Os professores e supervisores associados à Rede Universitária administram seminários sobre a defesa dos direitos humanos nas principais universidades dos Estados Unidos. Esses seminários cobrem diversos temas incluindo os mecanismos internacionais de direitos humanos, a história do movimento de direitos humanos e ferramentas práticas para defensores dos direitos humanos.

Em todos esses cursos, os instrutores criam espaços para que os estudantes avaliem criticamente a trajetória do movimento de direitos humanos e reflexionem sobre a ética de trabalhar com as comunidades diretamente afetadas.

Esses seminários, inspirados nos cursos ministrados pelo professor James Cavallaro nas Universidade de Harvard e Stanford por muitos anos, servem como uma “porta de entrada” para a participação no trabalho prático e supervisionado de direitos humanos da Rede Universitária. Recentemente esses seminários vem sendo oferecidos em universidades como a Wesleyan University, a Universidade de Connecticut (UCONN), Amherst College e Trinity College.

Atualmente a University Network oferece os seguintes seminários:

Na Wesleyan University, através do nosso programa de concentração em Direitos Humanos (Human Rights Advocacy Minor):

Na Trinity College:

Nos últimos anos também oferecemos os seguintes seminários:

Na Wesleyan University:

Na Trinity College:

Na Amherst College:

Na University of Connecticut

  • Topics in Human Rights Practice: Human Rights Advocacy s


Programa Intensivo de verão

Além dos programas oferecidos durante o ano acadêmico, a Rede Universitária também oferece um programa de direitos humanos intensivo durante o verão. Nesse programa, são selecionados estudantes da graduação dos EUA, assim como de outros países, para participarem de um programa intensivo de verão complementado com módulos de formação e oportunidades de trabalho supervisionado na prática dos direitos humanos. Os estudantes continuam trabalhando com a Rede Universitária em projetos de direitos humanos durante o ano acadêmico seguinte.

Nosso programa totalmente financiado é o único dessa natureza nos Estados Unidos, o que permite que os estudantes universitários participem em horário integral no desenvolvimento e aplicação de suas técnicas e conhecimentos. Esse programa é bastante concorrido e, em média, cerca de sete porcento de todos os candidatos são aceitos no processo de seleção.

SEMINáRIO DE VERão

Os estudantes participam de treinamento sobre os princípios básicos da análise jurídica assim como as leis e principais normas dos direitos humanos. Além disso, os estudantes analisam criticamente a história e o desenvolvimento do movimento global de direitos humanos. Estes seminários tem como objetivo equipar os participantes com a capacidade de avaliar situações de injustiça através da perspectiva dos direitos humanos.

Exercício de simulação

Como diretor da Clínica de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Stanford, e antes, na faculdade de Direito da Harvard, nosso diretor executivo, James Cavallaro, foi pioneiro no design de um exercício de simulação imersiva destinado a capacitar estudantes para a investigação, documentação e defesa dos direitos humanos em um ambiente controlado.

Nesse exercício, os estudantes desempenham o papel de pesquisadores de direitos humanos enquanto que cerca de quarenta atores contratados desempenham papéis de cidadãos, policiais, autoridades, ativistas, testemunhas, pessoas comuns e especialistas. Os estudantes tem a tarefa de compilar informações sobre uma crise de direitos humanos fictícia através de entrevistas e outros métodos de investigação. Depois de resumir suas informações em relatórios escritos, os estudantes participam de entrevistas simuladas com locutores e membros de organizações internacionais.

A simulação tem tido um êxito extraordinário na preparação de estudantes universitários assim como também de estudantes de Direito para o trabalho em direitos humanos.

MóDULOS PRáTICOS

Profissionais especialistas e acadêmcicos em nível internacional visitam a Rede Universitária para dirigir módulos de formação prática. Esses módulos oferecem aos estudantes ferramentas especializadas e necessárias para exercer com eficácia campanhas de defesa dos direitos humanos. Os módulos abordam temas na intersecção da defesa dos direitos humanos, a investigação de fatos, o jornalismo, a videografía e as estratégias de comunicação. Dentre os convidados confirmados estão: Maina Kiai, Leilani Farha e o o professor Samuel Moyn.


Trabalho supervisionado em Direitos Humanos

Ao longo de um ano acadêmico, a Rede Universitária oferece oportunidades estruturadas e supervisão para que os estudantes se envolvam na prática dos direitos humanos. Os estudantes que já tenham participado anteriormente de programas da Rede Universitária, seja nos seminários durante o ano acadêmico ou nos cursos intensivos de verão, podem ser convidados a ajudar em projetos em andamento da Rede Universitária. Os estudantes trabalham de forma remota com supervisão personalizada. Através desses projetos, os participantes podem aplicar seus conhecimentos adquiridos e desenvolvidos em vários contextos diferentes.

 VIAgens DE DOCUMENTAção

Durante as férias de inverno e primavera, grupos pequenos de estudantes capacitados no programa de verão viajam às comunidades afetadas por violações de direitos para participar na documantação e defesa dos direitos humanos. Essas viagens são semelhantes as que fazem os estudantes de direito nas clínicas de direitos humanos. Os estudantes poderão realizar entrevistas com membros das comunidades diretamente afetadas, ajudar na investigação de documentos e documentar abusos através de vídeos ou fotografias, tudo sob a supervisão de profissionais de direitos humanos experientes.

SESsões de Trabalho

Os estudantes contribuem com projetos de direitos humanos em andamento através de sessões de trabalho intensivas, supervisionadas de forma remota ou presencial no nosso escritório ou em uma universiadade parceira. Durante as sessões, os estudantes trabalham com nossa equipe de supervisão nos projetos a que estão designados. Antes das viagens de documentação, os estudantes colaboram estreitamente como as organizações associadas e comunidades diretamente afetadas para desenvolver planos de trabalho de campo e complementar a pesquisa sobre antecedentes. Após as viagens, os estudantes processam a informação das entrevistas e outras investigações, desenvolvem formas de atuação e desenham estratégias de promoção em conjunto com organizações e comunidades associadas. Os supervisores da Rede Universitária também podem usar essas sessões para aprofundar os ensinamentos sobre a defesa dos direitos específicas para o trabalho do projeto em andamento. No ano acadêmico de 2022-2023, a Rede Universitária está supervisionando alunos de graduação da Wesleyan University, Yale University e Trinity College em uma série de projetos sobre direitos humanos e justiça social.