PROPONDO OPÇÕES PARA TRATAR O DESLOCAMENTO FORÇADO DEVIDO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO TRIÂNGULO NORTE DA AMÉRICA CENTRAL

LEIA O RELATÓRIO NA ÍNTEGRA AQUI (EM inglÊs)

Área Temática: INJUSTIÇA AMBIENTAL, ABUSOS RELACIONADOS COM A MIGRAÇÃO GLOBAL

Descrição

A medida que os padrões climáticos são intensificados, mudanças climáticas continuarão a forçar o deslocamento de mais comunidades por todo o mundo. Com base em análise minuciosa dos dados, desenvolvemos uma proposta de sete reformas para as políticas migratórias e climáticas dos Estados Unidos que extendem as proteções àqueles deslocados tanto por fenômenos extremos como efeitos gradativos de longo prazo de mudanças climáticas, especialmente na América Central.

Nos últimos anos, a imigração de Honduras, Guatemala e El Salvador aos Estados Unidos tem aumentado significativamente devido a questões como violência de gênero, violência de gangues assim como instabilidade econômica e política dentre outros fatores. Um número sem precedentes de famílias e crianças desacompanhadas se vê forçada a deixar suas casas e buscar asilo nos Estados Unidos.

O legado estadunidense de intervenção militar, guerra contra as drogas e políticas repressivas na América Central contribuiu em grande medida a desestabilização dos governos dessa região prejudicando sua capacidade de responder a questões da crise climática dentre outras. A grave desigualdade econômica e contínua violência resultante da longa história intervencionista dos EUA na região tem assolado a vida de muitas pessoas da região.

Além disso, como um dos principais emissores de gases de estufa, os Estados Unidos contribuiu desproporcionalmente para a crise climática. Por isso, os Estados Unidos deveria reduzir suas emissões e ajudar a financiar medidas de adaptação às mudanças climáticas nos países mais vulneráveis. Além disso, os EUA deveriam melhorar suas políticas de imigração para garantir que aqueles buscando asilo possam encontrar refúgio com segurança e dignidade.

Papel da Rede Universitária

A Rede Universitária elaborou em parceria com a Clínica de Imigração e Refugiados da Faculdade de Direito da Harvard, o Projeto de Imigraçãoo da Faculdade de Direito da Harvard, estudantes da Associação de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da Yale e o Projeto de Justiça Migratória da Yale um relatório com sete recomendações concretas de políticas migratórias para que estas sejam mais sensíveis e humanas, com foco nos impactos da mudança climática sobre os processos migratório principalmente do Triângulo Norte da América Central.