Combatendo a Instalação para Fraturamento de Gas no Brooklyn, Nova Iorque
Área Temática: ABUSO CORPORATIVO, INJUSTIÇA AMBIENTAL
Descrição
Apesar de grande oposição por parte de representantes públicos e eleitos, a empresa National Grid continua a expandir a infraestrutura para a distribuição de gas oriundo de fraturamento hidráulico (fracking) na cidade de Nova Iorque. O projeto Metropolitan Reliability Infrastructure Project da National Grid, também conhecido como o Gaseoduto de North Brooklyn, trasportaria gas obtido por fracking por sete milhas por baixo de comunidades predominantemente afrodescendentes, do seu início no bairro de Brownsville ao seu término em Greenpoint onde se localiza uma estação da empresa Liquefied Natural Gas, LNG (gas natural liquificado). Esse gaseoduto, a quinta e última fase do que ainda está a ser construido e encontra-se atualmente paralizado é parte de um projeto maior da National Grid para expandir a infraestrutura para gas proveniente de fracking no norte de Brooklyn e selar seus clientes com os custos dessa operação. A empresa também busca instalar dois novos vaporizaores de gas natural liquificado no ponto final do gaseoduto em Greenpoint – que está localizado próximo a uma região designada pelo estado como “Área Potencial para Justiça Ambiental” e transportar LNG para a usina de Greenpoint por caminhão. Atualmente o frete por caminhão de LNG é proibido na cidade de Nova Iorque devido aos riscos catastróficos de uma possível explosão desse combustívil altamente volátil.
Em novembro de 2020, o Departamento de Preservação Ambiental do Estado de Nova Iorque (Department of Environmental Conservation, DEC) determinou que a proposta da National Grid para instalar dois novos vaporizadores de LNG em Greenpoint não teria impacto ambiental significativo e emitiu uma “declaração negativa” segundo a lei de Revisão Qualitativa Ambiental do Estado (Enviornmental Quality Review Act, SEQRA). Caso seja permitida sua manutenção, a declaração negativa interromperia o processo de revisão ambiental e uma avaliação sobre os impactos ambientais para o projeto não seriam necessárias.
Apesar disso, a National Grid continua ilegalmente com a construção de uma estação de carregamento e descarregamento de caminhões de LNG e outras atividades relacionadas ao transporte de LNG na estação de Greenpoint. A revisão ambiental sob o SEQRA proibe o financiamento de projetos para iniciar a construção ou qualquer outra alteração até que a revisão ambiental do projeto esteja completa.
O papel da Rede Universitária
A Rede Universitária em parceria com o Sane Energy Project, uma organização de base do Brooklyn tem trabalhado para acelerar uma transição justa para energia renovável e combater a proposta da National Grid de expansão do gas de origem fraturada na cidade de Nova Iorque. Enviamos três comentários criticando a declaração negativa da DEC e, com a Pace Environmental Litigation Clinic, representamos Sane Energy, o Cooper Park Resident Council e três outros indivíduos no Artigo 78 contra o DEC e National Grid no Supremo Tribunal de Nova Iorque. Também repesentamos Sane Energy e Cooper Park Resident Council em um processo hibrido do Artigo 78 e declaração num processo contra a cidade de Nova Iorque e National Grid para suspender todas as atividades de construção ilegais da empresa e o transporte de LNG por caminhões.
Leia nos links abaixo nossos comentários públicos e contribuições ao processo jurídico do caso (em inglês)