Nossos valores
A Rede Universitária Pelos Direitos Humanos se compromete a defender e promover os direitos humanos no sentido mais amplo apoiando movimentos sociais, seguindo a liderança das comunidades diretamente afetadas ou ameaçadas por violações de seus direitos e aplicando um enfoque interdisciplinário para a defesa dos direitos humanos.
Acreditamos na dignidade fundamental de todos os seres humanos.
Acreditamos que os direitos humanos são interrelacionados e interdependentes. Defendemos e promovemos os direitos econômicos e sociais, inclusive o direito de não viver na pobreza e o direito a um meio ambiente sadio, de forma tão vigorosa como defendemos os direitos civis e políticos.
Acreditamos que os indivíduos, grupos e comunidades afetadas ou ameaçadas por violações dos seus direitos devem estar ao centro de todos e em cada um dos esforços de defesa. O papel dos que não estão diretamente afetados é secundário.
Acreditamos que nosso papel é fortalecer o poder dos movimentos democráticos liderados por pessoas diretamente afetadas.
Acreditamos que somos mais eficazes como defensores dos direitos humanos quando enfocamos e/ou utilizamos nossas próprias instituições, organismos governamentais e outros atores locais para alcançar a mudança social que almejamos.
Acreditamos que o campo dos direitos humanos está excessivamente legalizado, que as experiências de diversas disciplinas são necessárias para melhorar o alcance e a eficácia da defesa dos direitos humanos, e que os jovens não precisam de anos de treinamento legal ou acadêmico formal para se tornarem defensores dos direitos humanos.